Vítima de bullying, atriz de Malhação Guilhermina Libanio vira referência e pede mais gordas na TV

A atriz Guilhermina Libanio, 20 anos, é a única gorda de sua geração em uma novela da TV Globo. Assim, em pouco tempo, a jovem virou referência para jovens que buscam identificação e representatividade na televisão. Protagonista desta quinzena de Malhação – Vidas Brasileiras, ela usou experiências pessoais para compor o papel de uma vítima de bullying. Em entrevista ao site Notícias da TV, do UOL, Guilhermina destaca que ainda falta muita representatividade gorda nas novelas.

“Principalmente de gordas como protagonistas. Sinto falta de mulheres fazendo papéis em que ser gorda não é uma questão, entende? Eu espero que daqui pra frente possamos ver mulheres gordas, sensuais e bem-sucedidas, gordas fazendo a mocinha, a vilã. Vamos sair do estereótipo de gorda engraçada”, clama.

Guilhermina interpreta Úrsula, uma menina que sofre com a dificuldade de aceitar seu corpo e com o bullying dos colegas, que implicam com seu peso e sua gula. A atriz também já enfrentou problemas de autoestima por ter um corpo fora do padrão de beleza imposto pela sociedade. “Eu usei muito da minha vivência na Úrsula, acho que ir numa loja e não encontrar uma roupa do seu tamanho também é uma forma de repressão. Também pesquisei muito na internet. Fui atrás de blogueiras plus size, vi vídeos sobre gordofobia e amor próprio”, conta ao UOL.

Hoje, a própria Guilhermina que se tornou referência para meninas que acompanham Malhação e também sofrem gordofobia, como é chamado o preconceito com pessoas acima do peso.  “Muitas meninas vieram falar comigo sobre a personagem, a falta de representatividade que elas sentiam e a importância de se ver na TV através da Úrsula. Tenho recebido muito carinho nas redes sociais e na rua. Ver meninas descobrindo o amor próprio através dessa personagem é especial demais”, diz.

Esse é o primeiro trabalho de Úrsula na televisão e na vida – ela cursava faculdade de Artes Cênicas no Rio de Janeiro quando passou no teste para a personagem – e sonha em crescer na TV, fazer cinema e se espelha na protagonista de Onde Nascem os Fortes. “Sempre fui mega noveleira, assistia todas as temporadas de Malhação. Uma personagem marcante de Malhação, que eu gosto muito, é a Lia, feita pela Alice Wegmann [em 2012]. Ela é uma atriz que me inspira muito”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *