Editora da PLUS, jornalista Naiana Ribeiro recebe homenagem na Câmara de Salvador

A jornalista Naiana Ribeiro é uma das homenageadas da sessão especial que será realizada nesta terça-feira (10 de setembro de 2019) no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, Centro). O encontro aberto ao público marca a comemoração do Dia do Gordo, celebrado nacionalmente em 10 de setembro, e está marcado para 18h30.

“A nossa luta é diária contra os diversos padrões e preconceitos que nos amarram. Ao contrário do que muita gente pensa, não queremos ‘implementar uma ditadura da gordura’. Queremos que a sociedade respeite não só os gordos como todas as minorias. Através do meu trabalho, mostro para as pessoas que o que importa é eles se sentirem bem consigo mesmas, independente do que digam sobre elas. Também discuto muito sobre a relação equivocada entre gordura e doença”, afirma a jornalista, que é repórter do jornal CORREIO e criou a PLUS, a primeira revista para gordas do país.

Continue lendo “Editora da PLUS, jornalista Naiana Ribeiro recebe homenagem na Câmara de Salvador”

Influenciadoras ministram palestra gratuita sobre gordofobia e autoestima

Três dos maiores nomes da militância body positive no Norte/Nordeste se reúnem em Salvador nesta sexta-feira (16 de agosto de 2019). A produtora cultural Carla Galrão, a consultora de moda e imagem Kika Maia e a jornalista Naiana Ribeiro irão ministrar uma palestra gratuita sobre gordofobia, autoestima e feminismo durante a programação do evento Comunidade do Conhecimento, promovido pela Rede FTC, no Shopping Paralela.

No bate-papo, as influenciadoras vão mostrar que a gordofobia pode fazer com que muitas pessoas adotem estratégias desumanas para chegar ao padrão considerado ideal. “Vamos destrinchar esse preconceito, mostrando suas causas e consequências. Vamos falar sobre empoderamento e autoestima, que é um processo diário, e sobre o crescimento do movimento body positive pelo mundo. Apesar da aceitação ser um processo interno, a inspiração vem do ambiente externo“, antecipa Carla.

Continue lendo “Influenciadoras ministram palestra gratuita sobre gordofobia e autoestima”

Artigo: Não há espaço para a execração; saiba como denunciar ódio na web

Por Naiana Ribeiro*

Se antes as pessoas já opinavam sobre a vida alheia, com a internet – e principalmente com as redes sociais – isso se amplifica e muita gente acredita que pode se expressar sem filtros. Muitos, inclusive, saem por aí destilando ódio e fazendo ‘piadas’ que desrespeitam e machucam. Reconheço a potência das redes sociais. Através delas, recebo diariamente mensagens de mulheres e homens que se inspiram nas minhas postagens, se empoderam e se sentem representados. Esse mesmo meio que une e conecta, paradoxalmente, é usado para difundir ideais pautados no ódio e na intolerância. Portanto, na mesma proporção das mensagens positivas, tenho que lidar com comentários gordofóbicos e preconceituosos.

Percebo que o anonimato e a falsa sensação de impunidade estimulam que usuários soltem as amarras socialmente construídas e compartilhem desenfreadamente pensamentos racistas, misóginos, xenofóbicos, entre outras formas de discriminação contra as minorias políticas – o que é inadmissível em um Estado democrático de direito que respeita os Direitos Humanos. A falta de informação, semente do preconceito, também é perigosa nas redes sociais e gera verdadeiras tragédias na vida real. Bullying, isolamento, insegurança, depressão, baixa autoestima, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, automutilação e tentativa de suicídio são apenas algumas das consequências.

Continue lendo “Artigo: Não há espaço para a execração; saiba como denunciar ódio na web”

Arrase no Verão! Saiba onde encontrar biquínis plus size em Salvador e online

A estação mais quente do ano começou oficialmente no último dia 21 e, apesar de ir até 20 de março, é quase uma convicção de que na Bahia é Verão o ano inteiro. Mas, enquanto para muitos o sol é sinônimo de curtição e muita praia, para outros pode ser de dor de cabeça. Isso porque continua sendo uma dificuldade real encontrar tamanhos grandes de roupas moda praia nas lojas de varejo da capital baiana.

As fast fashion Marisa, Renner e Riachuelo anunciaram que vendem algumas peças até o tamanho 54. A Leader, por sua vez, tem peças até 56 em sua grade. Conhecida por sua coleção plus size, a Forever 21 até trouxe – depois de tantos pedidos – os itens maiores para Salvador. Mas, pelo menos por enquanto, ainda não há muitos itens de moda praia. Apesar disso significar uma vitória, ainda é preciso garimpar bastante para encontrar algumas dessas raridades por aqui. Esse cenário, inclusive, se repete por todo Brasil.

Pensando nisso, me juntei a produtora cultural e influencer baiana Carla Galrão (do perfil @gordaroupa), 26 anos, e garimpamos as lojas físicas da capital baiana que vendem biquínis e maiôs de tamanhos maiores. Também listamos abaixo marcas brasileiras que conhecemos e confiamos para quem quer comprar moda praia plus size online. Há modelos para todos os gostos: cavados, coloridos, estampados, minimalistas e ousados. Mas o mais importante é saber que não existe corpo certo para curtir a praia e o sol. “É tempo de jogar o corpo no mundo. Corpo de verão é o corpo que você tem, não o que tentam impor. Padrão de beleza? Esqueça! O padrão é ser feliz”, resumiu Carla em sua postagem sobre a estação.

Continue lendo “Arrase no Verão! Saiba onde encontrar biquínis plus size em Salvador e online”

Jornalista Naiana Ribeiro participa do Band Mulher; assista

Comandado pela jornalista Pâmela Lucciola, o programa Band Mulher – exibido na Bahia e em Sergipe – recebeu a jornalista Naiana Ribeiro, idealizadora e editora da PLUS nesta quinta-feira (20), data que antecede a chegada da estação mais quente do ano, o Verão.

Com o tema ‘Meu Corpo, Minhas Regras’, a atração discutiu os principais tabus envolvendo o corpo feminino e também os preconceitos, como a gordofobia. O tema, por si só, é bastante relevante – visto que mais de 90% das mulheres brasileiras estão insatisfeitas com seus corpos.

Continue lendo “Jornalista Naiana Ribeiro participa do Band Mulher; assista”

BI(EXISTE): se afirmar bissexual é um ato revolucionário

BI(EXISTE)! Neste 23 de setembro, Dia da Visibilidade Bissexual, declaro abertamente que sou bi. Nunca tive essa “necessidade” pois – na minha cabeça – poderia ficar/estar com quem quisesse e isso só dizia respeito a mim. Mas tenho estudado e lido muito sobre isso e, enquanto militante de causas relacionadas ao corpo e gênero, sempre defendi que a denominação de certas coisas e conceitos servem muito para demarcar espaço como forma de resistência.

Continue lendo “BI(EXISTE): se afirmar bissexual é um ato revolucionário”