Influenciadoras ministram palestra gratuita sobre gordofobia e autoestima

Três dos maiores nomes da militância body positive no Norte/Nordeste se reúnem em Salvador nesta sexta-feira (16 de agosto de 2019). A produtora cultural Carla Galrão, a consultora de moda e imagem Kika Maia e a jornalista Naiana Ribeiro irão ministrar uma palestra gratuita sobre gordofobia, autoestima e feminismo durante a programação do evento Comunidade do Conhecimento, promovido pela Rede FTC, no Shopping Paralela.

No bate-papo, as influenciadoras vão mostrar que a gordofobia pode fazer com que muitas pessoas adotem estratégias desumanas para chegar ao padrão considerado ideal. “Vamos destrinchar esse preconceito, mostrando suas causas e consequências. Vamos falar sobre empoderamento e autoestima, que é um processo diário, e sobre o crescimento do movimento body positive pelo mundo. Apesar da aceitação ser um processo interno, a inspiração vem do ambiente externo“, antecipa Carla.

Continue lendo “Influenciadoras ministram palestra gratuita sobre gordofobia e autoestima”

Arrase no Verão! Saiba onde encontrar biquínis plus size em Salvador e online

A estação mais quente do ano começou oficialmente no último dia 21 e, apesar de ir até 20 de março, é quase uma convicção de que na Bahia é Verão o ano inteiro. Mas, enquanto para muitos o sol é sinônimo de curtição e muita praia, para outros pode ser de dor de cabeça. Isso porque continua sendo uma dificuldade real encontrar tamanhos grandes de roupas moda praia nas lojas de varejo da capital baiana.

As fast fashion Marisa, Renner e Riachuelo anunciaram que vendem algumas peças até o tamanho 54. A Leader, por sua vez, tem peças até 56 em sua grade. Conhecida por sua coleção plus size, a Forever 21 até trouxe – depois de tantos pedidos – os itens maiores para Salvador. Mas, pelo menos por enquanto, ainda não há muitos itens de moda praia. Apesar disso significar uma vitória, ainda é preciso garimpar bastante para encontrar algumas dessas raridades por aqui. Esse cenário, inclusive, se repete por todo Brasil.

Pensando nisso, me juntei a produtora cultural e influencer baiana Carla Galrão (do perfil @gordaroupa), 26 anos, e garimpamos as lojas físicas da capital baiana que vendem biquínis e maiôs de tamanhos maiores. Também listamos abaixo marcas brasileiras que conhecemos e confiamos para quem quer comprar moda praia plus size online. Há modelos para todos os gostos: cavados, coloridos, estampados, minimalistas e ousados. Mas o mais importante é saber que não existe corpo certo para curtir a praia e o sol. “É tempo de jogar o corpo no mundo. Corpo de verão é o corpo que você tem, não o que tentam impor. Padrão de beleza? Esqueça! O padrão é ser feliz”, resumiu Carla em sua postagem sobre a estação.

Continue lendo “Arrase no Verão! Saiba onde encontrar biquínis plus size em Salvador e online”

Jornalista Naiana Ribeiro recebe homenagem na Câmara Municipal de Salvador

A jornalista Naiana Ribeiro é uma das homenageadas da sessão especial que será realizada nesta segunda-feira (2) no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, Centro). O evento aberto ao público acontece nesta segunda-feira (2), às 19h, e é uma iniciativa do Movimento Vai Ter Gorda em homenagem ao Dia do Gordo, comemorado nacionalmente em 10 de setembro.

“A nossa luta é diária contra os diversos padrões e preconceitos que nos amarram. Ao contrário do que muita gente pensa, não queremos ‘implementar uma ditadura da gordura’. Queremos que a sociedade respeite não só os gordos como todas as minorias. Através do meu trabalho, mostro para as pessoas que o que importa é eles se sentirem bem consigo mesmas, independente do que digam sobre elas. Também discuto muito sobre a relação equivocada entre gordura e doença”, afirma a jornalista, que é idealizadora da Revista PLUS.

Como objetivo de lembrar a importância de manter o respeito às diferenças, a sessão terá ainda uma discussão com a presença da funcionária pública e coordenadora do Vai Ter Gorda, Adriana Santos. “O evento vai debater questões relacionadas aos avanços e desafios da mulher gorda na sociedade”, conta.

446aafed31
Adriana Santos estará na mesa da sessão especial (Foto: Milena Abreu/Divulgação)

A produtora cultural e instagrammer Carla Galrão também fará parte da mesa do plenário. “Fico muito feliz com a oportunidade de debater ainda mais sobre o universo da mulher gorda e suas infinitas questões. É o momento e também o espaço mais propício para conversar sobre políticas públicas contra a gordofobia, acessibilidade e respeito”, lembra Carla.

csm_05092017DS1048_53b4f36384 (1)
Dona do perfil @gordaroupa no Instagram, Carla Galrão confirmou presença no evento (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)

Outras mulheres que atuam na causa também participarão da mesa. É o caso da turismóloga Maria França; da professora e fundadora do Coletivo Cacheadas e Crespas de Salvador Samara Azevedo, e da pesquisadora Elza Elisa. Compõem ainda a bancada as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB), Marta Rodrigues (PT) e o vereador Hélio Ferreira (PCdoB).

Homenageadas
Além de Naiana, personalidades reconhecidas em suas profissões e pela militância contra a gordofobia no estado serão homenageadas. Dentre elas, a artista plástica Eliana Kertész (em memória) e a jornalista Tairine Ceuta. A grafiteira Sista Kátia, a maquiadora Maile Santos, a empresária Cynthia Paixão e a militante Carla Leal também vão ser condecoradas.Recebem homenagens ainda Dekka Direitinha (do bloco As Direitinhas) e as representantes do Movimento Vai Ter Gorda e do Movimento Gordo da Bahia. Ao final da atividade, haverá um desfile com “mulheres reais” e um coquetel de encerramento.