Outubro Rosa: Monumentos de Salvador se vestem de rosa pela prevenção ao câncer de mama

Desde o dia 3, alguns monumentos da capital baiana estão vestidos com a cor rosa, em referência à campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os monumentos ‘As Meninas do Brasil’ (conhecido como ‘As Gordinhas de Ondina’) e a estátua de Maria Quitéria estão vestidos de rosa, com objetivo de conscientizar a população feminina sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama, que é o que mais mata mulheres na Bahia, de acordo com os dados da Diretoria de Informação da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).

A prevenção é fundamental, pois, se detectado na fase inicial, o índice de cura é de 95%. Na capital baiana, alguns pontos serão disponibilizados para exames de mamografia gratuitos.

O Cican (Centro Estadual de Oncologia) irá realizar 30 mamografias por dia para mulheres entre 50 a 69 anos. A ação seguirá durante todo o mês, exceto sábados, domingos, feriados e 28 de outubro, data em que se comemora o dia do Servidor Público. O agendamento do exame é presencial e as mulheres interessadas devem comparecer à unidade e apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *