Jornalista Naiana Ribeiro recebe homenagem na Câmara Municipal de Salvador

A jornalista Naiana Ribeiro é uma das homenageadas da sessão especial que será realizada nesta segunda-feira (2) no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, Centro). O evento aberto ao público acontece nesta segunda-feira (2), às 19h, e é uma iniciativa do Movimento Vai Ter Gorda em homenagem ao Dia do Gordo, comemorado nacionalmente em 10 de setembro.

“A nossa luta é diária contra os diversos padrões e preconceitos que nos amarram. Ao contrário do que muita gente pensa, não queremos ‘implementar uma ditadura da gordura’. Queremos que a sociedade respeite não só os gordos como todas as minorias. Através do meu trabalho, mostro para as pessoas que o que importa é eles se sentirem bem consigo mesmas, independente do que digam sobre elas. Também discuto muito sobre a relação equivocada entre gordura e doença”, afirma a jornalista, que é idealizadora da Revista PLUS.

Como objetivo de lembrar a importância de manter o respeito às diferenças, a sessão terá ainda uma discussão com a presença da funcionária pública e coordenadora do Vai Ter Gorda, Adriana Santos. “O evento vai debater questões relacionadas aos avanços e desafios da mulher gorda na sociedade”, conta.

446aafed31
Adriana Santos estará na mesa da sessão especial (Foto: Milena Abreu/Divulgação)

A produtora cultural e instagrammer Carla Galrão também fará parte da mesa do plenário. “Fico muito feliz com a oportunidade de debater ainda mais sobre o universo da mulher gorda e suas infinitas questões. É o momento e também o espaço mais propício para conversar sobre políticas públicas contra a gordofobia, acessibilidade e respeito”, lembra Carla.

csm_05092017DS1048_53b4f36384 (1)
Dona do perfil @gordaroupa no Instagram, Carla Galrão confirmou presença no evento (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)

Outras mulheres que atuam na causa também participarão da mesa. É o caso da turismóloga Maria França; da professora e fundadora do Coletivo Cacheadas e Crespas de Salvador Samara Azevedo, e da pesquisadora Elza Elisa. Compõem ainda a bancada as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB), Marta Rodrigues (PT) e o vereador Hélio Ferreira (PCdoB).

Homenageadas
Além de Naiana, personalidades reconhecidas em suas profissões e pela militância contra a gordofobia no estado serão homenageadas. Dentre elas, a artista plástica Eliana Kertész (em memória) e a jornalista Tairine Ceuta. A grafiteira Sista Kátia, a maquiadora Maile Santos, a empresária Cynthia Paixão e a militante Carla Leal também vão ser condecoradas.Recebem homenagens ainda Dekka Direitinha (do bloco As Direitinhas) e as representantes do Movimento Vai Ter Gorda e do Movimento Gordo da Bahia. Ao final da atividade, haverá um desfile com “mulheres reais” e um coquetel de encerramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *