Jornalista Naiana Ribeiro participa do Band Mulher; assista

Comandado pela jornalista Pâmela Lucciola, o programa Band Mulher – exibido na Bahia e em Sergipe – recebeu a jornalista Naiana Ribeiro, idealizadora e editora da PLUS nesta quinta-feira (20), data que antecede a chegada da estação mais quente do ano, o Verão.

Com o tema ‘Meu Corpo, Minhas Regras’, a atração discutiu os principais tabus envolvendo o corpo feminino e também os preconceitos, como a gordofobia. O tema, por si só, é bastante relevante – visto que mais de 90% das mulheres brasileiras estão insatisfeitas com seus corpos.

“Desde cedo, as crianças já começam a pensar sobre os seus corpos de uma maneira negativa – porque elas são ensinadas pelos seus pais, quanto pelos professores e coleguinhas”, pontuou a psicóloga Maiumi Souza no início do programa.

Naiana ressaltou que, na sociedade machista e patriarcal em que vivemos, o corpo feminino ainda é visto como domínio público. “A todo momento a gente está sendo julgado. A pressão estética existe para todos. Seja pra magro, pra gordo, para homens e mulheres… Acontece que para as mulheres ela é ainda mais evidente. Em todos os momentos o nosso corpo é colocado como um produto, todo mundo acha que pode opinar sobre os nossos corpos, dizer o que a gente deve ou não fazer. Essa pressão estética tem várias consequências e uma delas é a própria gordofobia. Acho que estamos aqui nesse momento pra dizer que não é meu corpo que diz que eu sou, mas ao mesmo tempo ele é a minha casa, o meu lar, a minha morada, então eu quero cuidar dele independente da aparência física dele. Porque ele é a única coisa que eu tenho, né?”.

A conversa ainda abordou outros pontos de vista, como o da empresária Carolina Meski e o da modelo plus size Ilma Gato. Assista ao Band Mulher completo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *